Melhor que as minhas palavras que teriam sempre a subjectividade inerente à minha condição de filha,serão aquelas que seus amigos e colegas de profissão proferiam nos minutos segintes à noticia da sua morte.Ficam por isso aqui registadas e o contributo que dão para se conhecer melhor este homem e este profissional.Ficam também algins comunicados de entidades oficiais.Sobretudo,fica aqui a experiência vivida de muitas pessoas que reconheceram o seu valor humano e profissional ao longo de 72 anos de carreira e 90 de vida. Teresa Maria,01-04-2014
CLICAR na foto
Mensagem de condolências do P.R.
Voto de pesar do PARLAMENTO
CLIQUE na foto
Homenagem da Rádio Universidade de Coimbra em 22-03-2011
CLICAR na foto
Mensagem de pesar de Gabriela Canavilhas
Ministra da Cultura em Março de 2011
CLIQUE na foto
Tetemunhos de figuras públicas
Homenagem do jornal RECORD
CLIQUE no logotipo
CLIQUE na foto em cima e leia
a publicação de Lauro António em 23/03/2013
Testemunho da FPF em 22/03/2011
CLIQUE na foto para ouvir.
Comunicado da FPF-22/03/2011
CLIQUE na foto e leis
Testemunho de Alexandre Pais-Director do RECORD em 2011
CLIQUI na foto e leia.
Testemunho de Ribeiro Cristóvão em 22/03/2011
na SIC
CLIQUE na foto e oiça....
Testemunho de Julio Isidro na Antena 1 em 22-03-2011
Clique no link em cima para ouvir
Testemunho de Julio Isidro na RTP 1
em 22-03-2011
CLIQUE na foto em cima
Testemunhos de Marcelo R.Sousa,Luisa Castel-Branco,Eusébio...
em 22-03-2011
CLIQUE na foto e oiça o testemunho de
Dias Ferreira
CLIQUE na foto em cima e assista ao vídeo
População da Guarda recorda Artur Agostinho
Artigo de Jorge Gabriel
CLIQUE na foto e leia......
Homenagem de PAULO BENTO
CLIQUE na foto
Declaração de CATARINA FURTADO à revista CARAS
CLIQUE na foto
Blogue Resenha Portugues
Homenagem da RR-CLICAR na foto
Testemonho de Mário Zambujal na SIC Noticias
CLIQUE na foto
Muitas outras publicações ficam por inserir homenageando o meu pai.Como este é um trablho a prosseguir no tempo,elas irão sendo publicadas oportunamente e à medida que a nossa pesquisa for avnçando.Fica desde já aqui a nossa mais profunda gratidão à solidariedade prestada por estes prtugueses e tantos outros, à familia de Artur Agostinho nos momentos dificeis que vivemos após a sua partida.Bem hajam!
Teresa Maria,18-03-2014
Junho 2011-O Testemunho da família e amigos 3 meses depois...
CLIQUE na foto da direita e assista ao vídeo
Três meses após o falecimento do meu pai (em Junho de 2011) a SIC e em particular Júlia Pinheiro, quiseream fazer-lhe 1 homenagem. Foi um bonito programa, repleto de emoções. Foram imagens, foram testemunhos de alguns dos seus amigos e colegas. Aconteceu uma conversa informal entre os familiares de Artur Agostinho e a apresentadora, repleto de carinho e solidariedade. No que me diz respeito, a Júlia conseguiu que eu recordasse e falasse do meu pai com muita serenidade apenas 3 meses após a sua ausência.... Aquela serenidade que meu pai tanto admirava e que tanto desejaria que sentissemos mesmo após a sua partida...... Obrigada SIC, obrigada Júlia Pinheiro por esta bonita homenagem e por toda a sensibilidade transmitida em momentos de tanta emoção. Fica para sempre a recordação desta bonita homenagem.
Teresa Maria 19-08-2012
Muitas foram as homenagens feitas a meu pai após o seu falecimento mas, aquelas de que foi alvo ainda em vida e que muita felicidade lhe deram, são ainda mais. No últimos ano de vida teve a alegria de ser condecorado pelo Presidente da Républica e receber o prémio de Mérito e Excelência nos Globos de Ouro da SIC. Não poderia passar por cima de 1 bonita homenagem que lhe foi feita pela RTP Memória, sua equipa e, em particular, pelo seu amigo pessoal João Paulo Diniz, em Dezembro de 2010 por altura do seu 90º aniversário, e que se chamou "Parabéns Mestre Artur". Infelizmente, não conseguimos dispôr do respectivo vídeo para aqui o inserirmoa. Mas, devo dizer que se tratou-se de 1 bonito tributo com depoimentos de amigos e colegas de profissão e também de sua família. Não posso deixar de referir o carinho de toda a equipa e do João Paulo... Foi 1 emissão repleta de emoção que mantenho bem viva no meu coração. Aliás, O João Paulo Diniz tem sido,após a partida do meu pai, aquele amigo que todos desejamos ter... sempre com palavras de carinho e apois. Sempre presente. BEM HAJA JOÃO PAULO DINIZ!! Obrigada.
Foi uma linda homenagam,neste seu último aniversário, o 90º.A família esteve presente e prestou depoimentos.Infelizmente não disponho do respectivo vídeo mas aqui fica 1 momento dessa hmenagem.O brinde ao aniversariante no final do programa.É inesquecível,João Paulo.....
Teresa Maria 27-07-2013
Dezembro de 2010-90º Aniversário
CLIQUE na foto para assistir ao vídeo
"PARABÉNS MESTRE ARTUR"c/ Joâo Paulo Diniz-RTP Memória
19-08-2012
Tenho de deixar aqui também o meu testemunho. Estou, actualmente, passando o primeiro período de férias de Verão, sem o meu pai, naquele cantinho especial e de que tanto gostava, nos arredores de Lisboa. Tudo "cheira" a ele. O seu cantinho junto do computador, o seu cadeirão de ver a televisão, a varanda onde tantas vezes almoçàmos juntos. O seu quarto, alguns dos seus pertences........
Pai, quantas vezes me apetece chamar por ti......
Quantas vezes me parece que vens a entrar.......
Toda esta casa tem a falta de ti......
Dentro destas paredes, vêem-me aos olhos e ao coração as saudades de ti......
Pai, Adoro-te!!!!!! Teresa Maria
17-08-2013
1 ano depois... e aqui estou de novo, neste belo apartamento da Parede disfrutando de uns dias de descanso na minha actividade profissional. As emoções repetem-se, as saudades são ainda maiores. Tudo me faz lembrar o meu pai e de desejar que aqui estivesse comigo. Como ele gostava de vir... Tem momentos que parece ouvir a sua voz, sentir o seu cheiro e até ouvir aquela tosse esporádica e tão caracteristica da sua presença.... A tranquilidade que aqui consigo ter a ele a devo. Tudo isto foi adquirido com o esforço do seu trabalho e, afinal,teve pouco tempo para aproveitar essa mesma tranquilidade aqui. É nestas alturas que penso ser a vida muito" madrasta"... Era ele que deveria aqui estar. Era ele que o merecia. Foi ele que trabalhou para conseguir estes momentos e não eu... Obrigada meu pai, eternamente grata por tudo o que fizeste por mim, por nós. Eternamente no meu coração e no meu pensamento. Amo-te!!!! Teresa Maria
ClLIQUE na foto de Nicolau Breyner e
assita ao seu testemunho após a morte de A.A.
CLIQUE na foto e assista aoTestemunho de Mário Casquilho
Director do Museu do Sporting
após o falecimento de A.A.
De seguida vou deixar aqui um docunmento que encontrei nos meus trabalhos de pesquisa. Consigo entender bem que se trata de 1 tributo a título póstumo feito por 1 seu Amigo e colega de profissão-V.C.- repleto de todo o carinho e emoção e que foi publicado no Jornal de Arganil em 19-04-2011. Nele está contida até 1 pequena história que desconhecia e que me fez sorrir... Obrigada ao seu autor que mesmo desconhecendo de quem se trata me conseguiu emocionar bastante. Bem Haja V.C.!!!
Teresa Maria 17-08-2013
Alta Definição - Última Homenagem
Artur Agostinho em Querida Júlia
Esta IPT - Artur Agostinho
Óbitos de 2011
Catarina Furtado e Jaime Fernandes recordam... Artur Agostinho
No dia do falecimento de meu pai (22-03-2011), foram inúmeras as manifestções feitas, nos orgãos de comunicação social e, nomeadamente, nos diferentes canais de televisão portugueses, feitas em sua homenagem. Este vídeo, ilustra 1 excerto de uma dessas homenagens efectuada no programa "Portugal no Coração" da RTP1 apresentado pelo João Baião e Tânia Ribas de Oliveira. Neste vídeo, podemos assistir às declarações de Catarina Furtado e de Jaime Fernandes. A primeira de 1 geração muito mais jovem do que a do meu pai, mas que com ele trabalhou, nomeadamente numa novela. Jaime Fernandes, amigo de longa data, conhecia profundamente o homem e o profissinal que meu pai era. Deixo aqui a minha gratidão a ambos, assim como a todos aqueles colegas e profissionais que, ao longo desse dia que foi o da sua partida, proferiram em todos os orgãos de comunicação social, palavras de apreço, carinho e já na altura, de muita saudade..... Nunca deixzremos todos que a sua lembrança, de homem e profissional, algum dia esmoreça. Bem hajam a todos. Teresa Maria 19-08-2012
Quero deixar aqui também o testemunho de alguém que não conheço mas cujas palavras que emocionaram.....JOÃO MARTINS no "AQUI TAILÂNDIA" em 23 de Março de 2011,logo após ter tido conhecimento da morte de meu pai.Aqui fica o meu agradecimento a ele assim como a todos os cidadão ANÓNIMOS que menifestaram toda a sua dor e pesar quando da sua morte.Bem Hajam!!!.
"MORREU ARTUR AGOSTINHO-CHOREI DE RAIVA
Morreu Artur Agostinho.A RTP noticiou o infausto acontecimento e ouvi em minha casa,onde me exilei desde 16 de Janeiro de 2008,histórias contadas por quem lidou de perto com o grande comunicador.
Depois do 25 de Abril de 1974,Artur Agostinho foi preso por três meses.Uma das frases que me chocaram foi a contada que o homem bom e honesto e conhecido por milhões de portugueses,de várias gerações,,que na cadeia "chorou de raiva".
O oportunismo,o vigarismo e a maldade levou-o a ser encarcerado.Como Artur Agostinho,depois do Dia da Liberdade,houveram outras vitimas,figuras públicas,entre elas Amália Rodrigues.
Fefugiou-se no Brasil,quase na idade de 60 anos para começar nova vida e regressou a Portugal e foi entronizad,novamente,como um Rei da comunicação social.
Habituei-me nos meus verdes anos a admirar o Artur Agostinho.Vi-o nos filmes O Leão da Estrela" e "Capas Negras"e constantemente na Rádio a relatar os encontros de futebol.
Conheci no Porto,um pobre diabo,que pelas ruas da cidade invicta,relatava e imitava o Artur Agostinho.
A minha homenagem à memória de um grande homem,simples,honesto e querido por milhões de portugueses.
JOSÉ MARTINS"
Queira ter a gentileza de assinar o Livro de Visitas... ficamos desde já agradecidos.